minha história

Meus pais, José Mesquita e Irene.

Minha irmã, Simone, e eu.

Nasci em Juiz de Fora no dia 6 de dezembro de 1977. Meu pai cresceu na roça cantando uns repentes que, em Minas, a gente chama de “calango”, que é uma forma bem gostosa de contar histórias.

Sou filha também de uma família de mulheres costureiras: minha avó, minha mãe, minhas tias... e eu tenho uma máquina de costura e faço bonecos de pano. Pano, trama, fios, histórias...
E meu avô, Francisco, era carpinteiro e atravessava madeira para construir coisas bonitas.

Comecei a fazer teatro nas missas de domingo para que as crianças entendessem a leitura do dia. Mas eu também era uma criança.

Com 14 anos comecei meu primeiro curso de interpretação, para a surpresa de todos, que não sabiam que isso era coisa que se estudasse. Passei a “mexer” com teatro.

No mesmo ano vi, no Parque Halfeld, praça que é o coração da minha cidade, a história de Romeu e Julieta com o Grupo Galpão. E com 14 anos eu quis fazer aquilo pelo resto da vida.

Mas fiz Jornalismo, me formei em Produção Cultural (já em Niterói) e, finalmente, Interpretação, no Rio. Muitos outros atravessamentos vieram para me construir (como o meu avô fazia com a madeira).

Em 2000 conheci o Gregório, que abriu meu coração para as histórias. Um dia o vi contando “Como nasceram as estrelas”, do povo indígena Bororo. E com 22 anos eu quis fazer aquilo pelo resto da vida.

E a vida continua...


currículo

Formada em Interpretação, pela Cal/ RJ, e em Produção Cultural pela UFF/ Niterói.

atriz

Performer e roteirista do projeto Cena para um figurino 1, idealizado por Desirée Bastos e selecionado pelo Juri Oficial da Quadrienal de Praga 2011;
No cinema, fez os curtas-metragens - Clarice, de Leonardo Nelman, e Santas, de Roberval Duarte (ambos em fase de pós-produção);
Na TV, participou do programa Na fama e na lama, da Multishow, com direção de Rubens Melo; Atuou no clipe 8 histórias, da cantora Ana Carolina, com direção de Bia Lessa.
No teatro, seus trabalhos mais recentes são: O que você gostaria que ficasse, com direção de Miguel Thiré; Peças de Encaixar, com direção de Cesar Augusto e Susi Ribeiro - Cia. dos Atores; Causos da Dona Zaninha (pesquisa, concepção e atuação); Don Juan, livremente inspirado em Molière; Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse, de Jean-Luc Lagarce; E viveram felizes para sempre? , inspirada nos contos de fadas de Charles Perrault, A vida como ela é..., de Nelson Rodrigues, todos com direção de Thierry Trémouroux;
Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade, dirigido por Sergio Canizio e Suzana Nascimento; Esperando Godot, de Beckett, com direção de Celina Sodré; Ópera dos Três Vinténs, de Brécht e direção de Adriano Garib; Jardim das Cerejeiras, de Tchécov, com direção de Cécil Thiré; Os Quinhentos, de Arthur Azevedo, dirigido por Juliana Prado e Flavio Souza; Poema de amor ferido, com texto e direção de Eliane Ganem; Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e Berço do Herói, de Dias Gomes, ambos com direção de Nilza James e Toninho Dutra.

contadora de histórias

Contos sem fadas - espetáculo de contos para adultos com textos de Carlos Drummond de Andrade e Marina Colasanti.
Entre 2002 e 2007 participou ativamente da formação de um grupo de contadores de histórias no Centro Cultural Banco do Brasil/ Educativo e foi idealizadora da ação Histórias para adulto não dormir. Durante esse período, trabalhou na pesquisa, “contação”, concepção e produção artística e musical de mais de 20 contos.

Desde 2000 realiza trabalhos em espaços como escolas, livrarias, teatros, museus, galerias de arte e projetos sociais, além de ter se apresentado em eventos como Bienal do Livro/RJ e Simpósio Internacional de Contadores de Histórias – Sesc/ RJ. Escreve e conta histórias destinadas ao público infanto-juvenil, com destaque para o conto Invadiram o país das obras de arte, acolhido pelo Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea – Funarte.

Atuou também em programas de televisão e rádio – como ABZ do Ziraldo/ TV Brasil, Sessão Cultural / TV Aparecida e Rádio Maluca / Rádio Nacional – em lançamentos de livros por meio de parcerias com editoras e livrarias. Gravou o cd O pássaro que não queria voar, do livro homônimo de Cláudia Felício.

Integra projetos em parcerias com grupos como Os Tapetes Contadores de Histórias (Ciranda de Histórias e Segundo Turno Cultural – Prefeitura do RJ), Pequeno Teatro (Histórias no MAC) e Mosaicos (Programa Contos Cascudos – Rádio Roquette Pinto).

Ministra a oficina de contadores de sua autoria: Como o tempo passa quando a gente conta histórias, cuja última edição foi realizada no SESC – unidade São Gonçalo, em 2009.

pesquisa e performance

É integrante do Brecha Coletivo núcleo de criação – coletivo multidisciplinar de pesquisa e ações em arte, com treinamentos baseados nas técnicas artísticas viewpoints e composição e realização de intervenções urbanas.

Cena para um figurino 1 e 2, performance/contação de histórias a partir dos figurinos idealizados pela cenógrafa e figurinista Desirée Bastos.

Produziu, na Universidade Federal Fluminense, um trabalho de conclusão de curso com pesquisa na área de artes cênicas, denominado O corpo grita – a máscara simbólica do ator, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Augusto Rodrigues.

trabalhos em arte-educação

Entre 2002 e 2007, trabalhou para o Centro Cultural Banco do Brasil – RJ / equipe CCBB Educativo, onde desenvolveu – junto a profissionais de artes-plásticas, literatura, teatro, música, filosofia, museologia e cinema – uma linha de atuação interdisciplinar em arte-educação. Dentro dessa equipe, que já recebeu o Prêmio Personalidade Educacional 2004 (Associação Brasileira de Imprensa, Associação Brasileira de Educação e Jornal Folha Dirigida), fez cursos na área com Ana Mae Barbosa, Luiz Guilherme Vergara e Sueli de Lima, Rejane Coutinho, Heloísa Margarido e Maria Stella Graciani. Coordenou a elaboração do jogo Entrelinhas da Biblioteca, uma atividade em forma de jogo de tabuleiro gigante, com informações e sugestões de ações lúdicas a partir dos livros do acervo da biblioteca do CCBB.

Em 2009, elaborou o caderno educativo da Petrobras, com sugestão de atividades em sala de aula, para professores de escolas que visitam as dependências da empresa. Em parceria com a artista plástica e arte-educadora Analu Cunha.

Em 2010, realizou a pesquisa e criação do jogo educativo de tabuleiro De Getúlio a Tancredo, a ser oferecido aos visitantes do Memorial Tancredo Neves, em São João Del Rei – MG. Em parceria com a artista plástica e arte-educadora Analu Cunha.

diretora, roteirista e diretora assistente

Em 2008, dirigiu e roteirizou o espetáculo Só para mulheres… ou não – exercícios de sensualidade, a partir da literatura feminina universal.

Entre 2006 e 2008, em parceria com o diretor Thierry Trémouroux, trabalhou como diretora assistente e/ou roteirista nos espetáculos: Nossa Odisséia (de Homero), Leonce e Lena (Georg Büchner), Mais triste história nunca aconteceu que esta de Julieta e seu Romeu (a partir da obra de Shakespeare), Depois da chuva (de Sergi Belbel), Pot Pourri (a partir de textos de Samuel Beckett).

curso de formação complementares

Bandolim – Escola Portátil de Música – em andamento
Dança contemporânea – Marcelle Sampaio/ Escola Angel Vianna – RJ 2009
Danças Circulares – Denise Nagem / Clínica Pomar – RJ (2009)
View Points, Suzuki e composição – técnicas do ator – Enrique Diaz / Cia. dos atores
(2008)
Teatro contemporâneo – de Beckett a Novarina – Ana Kfouri (2008)
O clown moderno – Thierry Trémouroux (2007)
Ator Criador – Paulo de Moraes / Cia. Armazém de Teatro (2006)
Workshop – Cia. Dos à Deux (2006)
Oficina “Conscientização do Movimento” – Prof. Paulo Trajano (2005)
História da Tragédia Grega – Cia. Corpus in scena (2004)
Canto popular – UERJ (2004)
Técnicas do Ator – teoria e prática.  E.T. Martins Pena (2002)
Curso de Contadores de Histórias – Paço Imperial – RJ – Prof. Gregório Filho (2000)
Oficina de Interpretação – UFF (2000)
Oficina Literária – UFF – Prof. Latuf Isaias (2000)
Fundamentos do Teatro – UFF (2000)
Expressão Oral e Corporal – UFJF (1999)
Cine-maquiagem – UFJF (1998)
Seminário “Os Caminhos do Teatro” – Centro de Estudos Teatrais Grupo Divulgação - Fórum da Cultura - MG (1997/98/99)
Curso de Teatro – história e prática das Artes Cênicas – Grupo Construção – MG (1997)
Curso de Teatro Companhia Renovação Baal – MG (1996)
Iniciação ao teatro – Pró-Música – MG (1992/94)

Idioma: francês intermediário

outras habilidades: violão, bandolim e canto.